quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

E o mundo está se acabando...


É... 2012 está chegando. Ninguém acredita. Nem eu acreditava!
Mas comecei a reparar e percebo que algo está acontecendo, por mais que as pessoas queiram ignorar. Me desculpem, mas a maioria das pessoas são muito RIDÍCULAS, HIPÓCRITAS e acham que toda essa destruição no mundo não tem nada a ver com elas. Só quando acontece na sua própria cidade, na sua própria casa, é que você pára realmente pra pensar bem.
Sabe, algo está muito errado aí. Reparem em Angra dos Reis no Reveillon, São Luis do Paraitinga foi totalmente destruída, infelizmente. Haiti teve um terremoto de 7 graus e destruiu boa parte por lá. Aqui no Brasil, um calor INSUPORTÁVEL. Disseram que no Rio marcaram 50 graus. O que é isso?! Pelamor de deus. Por aqui tudo se alaga! E o hemisfério norte está coberto de neve, muita neve.
Enfim, realmente temos que fazer alguma coisa. Cada um a sua parte. Eu já tento fazer a minha há anos. Vou passar umas dicas que peguei em um livro que comprei, o título é 'O Livro Verde - Pequenos passos que cada um pode dar para salvar o planeta ':
1. Prefira notebooks a desktops. A produção deles requer menos matéria-prima e energia, e seu consumo anual é 220kWh menor.
2. Mantenha os pneus calibrados. Eles vão durar mais e o rendimento do combustível será maior.
3. Elimine o uso de misturadores ou colheres descartáveis simplesmente colocando o açúcar ou adoçante no copo antes da bebida.
4. Economize energia usando microondas em vez de fornos elétricos tradicionais. Seria possível abastecer todo o continente africano por um ano apenas com a energia não gasta nos Estados Unidos se todos adotassem essa medida.
5. Feche as cortinas em dias muito quentes ou muito frios. Só com esse hábito, você pode reduzir em até 25% o consumo de energia.
6. Beba água filtrada em vez de mineral. Você ajudará a evitar que sejam usadas cerca de 1,5 milhão de toneladas de plástico, o suficiente para fazer dois litros de água para cada casa no planeta.
7. Compre bebidas em garrafas de vidro. A energia utilizada para produzir uma lata de alumínio de 350ml daria para fazer quase duas garrafas do mesmo tamanho.
8. Leia jornais na internet, substitua o extrato bancário impresso pela consulta on-line, envie convites por email e faça download de músicas e programas.
Podem ser atitudes pequenas, mas que se for feita por milhões, se tornam fortes. E que podem salvar o planeta. Ninguém acredita... mas se o mundo acabar, sabe o que eu acho? Eu acho é pouco!
E só pra concluir tudo isso, minha esperança este ano é Marina Silva, do Partido Verde. Este blog não é partidário, mas se acho que dá pra confiar em alguém, é nela. É a única com um 'discurso' inteligente, sensato, verde, pensando em desenvolvimento sustentável, progresso e desenvolvimento sem agredir o ambiente e claro, no social. Espero muito que ela não decepcione.
Li que a Natura e o Fernando Meirelles, vão apoiar a candidatura dela.
Espero um dia com esperança de que os Brasileiros se tornem como os Argentinos, os Bolivianos, os Peruanos, os Chilenos... podíamos aprender a ser contestadores como nuestros hermanos. Ou como os Europeus. Brasileiro é muito acomodado. Me desculpem!
Levam a vida que tem sem nem pensar o por quê. Assistem notícias no jornal inertes. Me irrita. As pessoas passam por um mendigo na rua, por um menino pedindo esmola no sinal e acham que aquilo não tem NADA a ver com eles. PÁ-rabens. Realmente, nada a ver. Sorte sua que nasceu rico. Sorte sua que nasceu na casa de sua família. E se o acaso, o 'destino' tivesse te reservado outra coisa? E se por acaso, ao invés de você nascer no berço que nasceu, você tivesse nascido no berço da sua empregada? Ou da sua secretária? Ou do cobrador de ônibus que você paga todos os dias? Ou na casa do frentista que enche o tanque do seu carro? Ou no colo do garçom que enche o seu copo no bar? PRESTEM ATENÇÃO... pensem! É só isto que peço.

1 Comentários:

Às 14 de janeiro de 2010 às 23:15 , Anonymous clélia disse...

tatinha,
consciência ecológica é o que há de mais importante pra se adquirir na conjuntura atual...mais cedo ou mais tarde, todo mundo vai ter que se conscientizar disso...mas, não se preocupe muito porque o mundo não vai acabar...pelo menos, não em 2012...guerras, tragédias, epidemias, catástrofes, sempre ocorreram e vão continuar ocorrendo, para evolução e transformação do mundo e das pessoas, capisce?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

hit counter dreamweaver
hit counter script