domingo, 3 de janeiro de 2010

Crisis - Série de TV em Rotoscopia, de Thiago Moyses













Tenho que confessar que conheci mais um gênio na minha vida. Quando eu digo gênio, não exatamente é aquele que faz grandes feitos e descobre coisas novas. Há vários tipos de gênio. Mas falando de Thiago Moyses, acho que pode se levar pra este lado.

Ele simplesmente tem feito Cinema sozinho. E das maneiras mais inventivas! E todo mundo sabe que pra se fazer Cinema é necessário uma equipe, muita gente, bastante esforço, dedicação, talento e claro, dinheiro. Sim, dinheiro. INFELIZMENTE. Aliás, todos sabem que pra quase tudo na vida se precisa de dinheiro.

Mas ele descobriu como se fazer Cinema no Brasil sem dinheiro. Diz ele (e não digo que está mentindo) que gastou 2 mil reais pra fazer o seu longa Síndrome de Pinocchio. Poxa! Quem pode, pode! Quando eu crescer quero ser como ele! E não se enganem, o filme foi um dos 10 selecionados pelo Itamaraty para concorrer a vaga do Oscar em 2010! Concorrendo inclusive com o incrível Se Nada Mais der Certo, do José Eduardo Belmonte, que eu participei. Mas claro que o escolhido foi o Salve Geral... mas enfim, este é outro assunto.

E como eu havia dito neste blog, ele ainda consegue fazer diárias de cinema em 8h. Aí sim virou meu ídolo!! Caramba, sinceramente as diárias de 12h no Cinema são RIDÍCULAS, INCABÍVEIS E DESUMANAS. Não tem dinheiro, não filma. Ou seja como o Thiago Moyses. rs

A jornada de trabalho de 8h na indústria, foi instituída no Brasil em 4 de maio de 1932 por Getúlio Vargas.
Só o Cinema que ainda usa como regra jornadas de 12h. Nas outras profissões se faz hora extra, mas não se trabalha 12 horas sempre, pelamor de deus.

Depois que trabalhei 10h no set do Rafael Gomes em Tudo o que é Sólido pode Derreter, prometi que não faço mais diárias de 12h. Quem quiser, vai ter que aceitar 'apenas' 10h. Não sou operária. E mesmo que fosse, não aceitaria. Eles tem este direito há 77 anos!

No meu set foi um pouco diferente. Era documentário, o Felicidade, e por isto, mais livre, com pausas. A primeira diária foi de 8h (10h00-18h15). A segunda (10h00-18h?). A terceira foi uma confusão de carros e deslocamentos... fomos pra Piri. Acho que foi das (6h45-18h?). Mas fizemos apenas 2 entrevistas, bem sossegado. Até nadamos na cachoeira... A última foi sussa, das 9h30 às 21h? Mas não se enganem... com pausas pra piscina, arroz com pequi, e espera pela Marluce (Neide), nossa última entrevistada da noite. E a única 'noturna'. Enfim!

Direitos trabalhistas para o Cinema JÁ!

Mas voltando... tive uma reunião no dia 30 de dezembro com este ilustre diretor. E sabe que em 5h ele me contou o roteiro de dois longas e a sinopse (pra não dizer o roteiro todo) de uma série de TV? Com muitos episódios! Não vou dizer quantos pra não estragar a surpresa... chama Crisis.

Só digo que achei GENIAL. Eu respondi pra ele que acho que o Tarantino vai se interessar! rs E não é piada. A série é em animação usando a técnica rotoscopia, ou seja, filmada e desenhada depois por cima. Dá um efeito lindo, assim como no incrível Waking Life e o ruim O Homem Duplo.

O roteiro é alucinante! É voltada para o público adolescente e se ambienta em uma Universidade e na ruas, com ação, drama, humor e suspense - e os personagens estilizados. O personagem de tapa olho (que é o mesmo de óculos na sua versão social) se chama Yasha. Coloquei muitos stills do filme e making of aqui. Claro que isso é uma prévia, com orçamento e dinheiro vai ficar muito mais bonito.

A série se passa em um futuro próximo onde a polícia foi privatizada, assim como as Universidades públicas e outras instituições, e são controladas por grandes corporações. A corporação que controla a polícia tem uma divisão especial secreta para pegar criminosos de alto escalão, e usa a universidade como fachada para os agentes jovens. Genial!

Parece 'óbvio', mas se vocês escutassem as cenas de paixões, lutas, golpes... é muito boa mesmo. Acho que tem futuro DEMAIS. E assim como Tudo o que é Sólido, coloco todas as minhas fichas. Será uma série adolescente, mas os adultos não vão perder um episódio. Assim como Simpsons, South Park, etc.

Vocês ainda vão escutar muito falar de Thiago Moyses. Aguardem!
Em breve em alguma emissora de qualidade.

1 Comentários:

Às 7 de janeiro de 2010 às 17:38 , Anonymous clélia disse...

tatinha, vc ta escrevendo cada dia melhor...incrível! fiquei com a certeza de que esse diretor T.Moyses ainda vai dar o que falar...e acho também que vc vai terminar virando crítica de cinema...hehehehe...
clelia

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

hit counter dreamweaver
hit counter script