27 Cenas sobre Jorgen Leth, de Amir Labaki

Hoje apresentei e assisti o filme 27 Cenas sobre Jorgen Leth. Meu primeiro comentário depois que terminou o filme foi: Caralho. E logo em seguida comecei a aplaudir. Muito bom filme!
É impressionante como a narrativa do documentário é feita de uma maneira tão fluente, suave, e ao mesmo tempo contestadora.
Fiquei realmente impressionada. Não conhecia Jorgen Leth, e agradeci o Amir por ter me apresentado tão incrível diretor. Pretendo assistir todos os filmes do Jorgen, ou pelo menos, parte deles. Os trechos que aparecem no filme são incríveis e só trazem vontade de saber mais, de ver mais, de se entusiasmar ainda mais com essa mente e a visão de mundo do Jorgen.
Mas se alguém pensa que o mérito é todo do Jorgen, estão enganados. Sem dúvida, os filmes do Jorgen parecem ótimos, bem feitos, interessantes, pra se pensar e deliciar. Sempre! Porém, foi o Amir que conseguiu fazer trechos de filme e de conferência e entrevistas, se tornarem um documentário tão maravilhoso! Fiquei realmente impressionada, repito. Os poemas no filme são como pérolas, quero ouvir de novo, ler mais, saber mais.
Claro, o Amir, que há muito assisto no Canal Brasil e leio nos newsletters que recebo, todos sabem, é muito inteligente e tem um currículo de especialista em documentários absurdo. Na minha opinião era meio óbvio que ele como crítico E cinéfilo, e interessado em documentário, faria um filme tão bem pensado, sensível.
Fiquei orgulhosa de ter apresentado essa sessão. Me senti honrada! Ainda bem que não fui assistir o filme 'I Love You Phillip Morris' (que o pessoal do filme não me leve a mal, caso leiam, claro que assistirei depois) e pude presenciar esse filme, tão bom como documentário e com um 'personagem' maravilhoso. Obrigada, Amir.
Enfim, não sou crítica, não sou formada em Cinema, nem nada. Mas tenho ideias e opinião. E claro, fiz uns tantos cursos de História do Cinema, etc... mas a verdade é que sou cinéfila-viciada. Adoro ver filmes bons. Me trazem alegria de viver! rs
E me irrita muito ler certas críticas por aí. Acho que os críticos não sabem o que dizem, grande parte deles. Muitos são jornalistas ou alguma outra coisa, e não entendem nada de Cinema e querem saber falar do assunto, me desculpem. Não defendo que alguém tem que ter formação em alguma coisa pra poder falar sobre isso, porém, acho que a pessoa tem que saber sobre o assunto. É impossível falar bem sobre algo que não se conhece, não se estudou, não se interessa, não se respeita.
É como as críticas do filme do Lars Von Trier (Anticristo). Não sei de onde tiraram que o filme é misógino! Já diria Julia Duarte. Ficamos conversando sobre isso e dei minha opinião sobre a crítica em nossa mídia. Ela concordou e disse que o Jean-Michel Frodon tinha falado exatamente isso no debate que ele fez. Bom, pelo menos não sou só eu, e mais ainda sendo o Frodon, claro.
Espero que os críticos e o público possam valorizar o '27 Cenas sobre Jorgen Leth' como ele merece! Torço pela responsabilidade e o respeito dos críticos, e que escrevam com interesse, com opinião, sinceridade, mas com fundamento. Enfim.
Adorei o filme. Recomendo! Corram pra ver!
Preciso rever este filme depois, aliás. Confesso que pelo cansaço, acabei perdendo uns 20% do filme em divagações e suspiros. Vale a pena ver muitas vezes...
Boa noite a todos. Amanhã tem mais!
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial